Principal

Primeira consulta do recém nascido no Pediatra

Para começar, vale sempre lembrar, que é extremamente importante que você pesquise um pouco sobre o médico escolhido para acompanhar e te ajudar no crescimento do seu pequeno bebê. Pergunte a outras mães ou até mesmo para o seu médico obstetra, ele pode ter alguns nomes a indicar.

A primeira consulta no pediatra é muito importante e valiosa para que o médico possa avaliar o quadro geral do bebê após alguns dias de vida e também para que os pais possam receber orientações e tirar as dúvidas, que são infinitas!

DICA DE OURO: anotar as perguntas a fazer ao médico é muito útil para você não esquecer nada, nem aquelas dúvidas que podem parecer bobas.

Geralmente a primeira consulta do recém nascido é indicada para entre os sete e dez dias de vida após a saída do hospital ou maternidade. (Isso se o bebê não apresentar nenhuma alteração ou não tiver passado por nenhum problema após seu nascimento).

Na primeira consulta o Pediatra realiza um exame completo para avaliar o aspecto geral do bebê. Coloração, vitalidade, intensidade do choro e presença de malformações. São avaliados pulmões, coração, abdome, umbigo, órgãos genitais, pele, boca, língua, ouvidos e olhos. O médico faz ainda uma observação ortopédica, abrindo e fazendo movimentos com as perninhas do bebê.

O Pediatra avalia os reflexos do recém nascido, como o reflexo da sucção e os movimentos das mãos, pés e todos os dedinhos.

O Pediatra também procura saber das condições de nascimento (via de parto, peso, altura, perímetro cefálico, nota de Apgar), tudo relacionado a triagem do recém nascido.

E mãe, fique à vontade de falar com o Pediatra sobre problemas com a amamentação, como pega correta no seio, frequência de mamadas ou até mesmo, se precisar mostrar o seu peito se houver algum machucado.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *