Principal

Por que meu filho fica resfriado mesmo tendo tomado a vacina contra a gripe?

“- Resfriado de novo? Mas não tomou a vacina? Acho que essas vacinas não adiantam nada…”. É o que eu escuto todo ano da minha sogra!

E essa é uma pergunta que todas as mamães se fazem. O por quê!? 😱

O fato é que, como toda campanha nacional de vacinação, essa contra a gripe também é importante e deve ser tomada. Em especial as crianças!

 A quantidade de outros tipos de vírus que não estão na composição da vacina e o tempo que ela demora para começar a fazer efeito são algumas das explicações.

Segundo a médica, Rubia Miossi, um exemplo é o vírus sincicial respiratório, que não está na imunização e sempre foi um dos responsáveis por pequenos surtos de resfriados em empresas e escolas. “Ele atinge principalmente as crianças”.

E vale lembrar: a vacina não impede qualquer tipo de gripe, mas diminui as chances de ter a forma mais grave da doença.

“A época do ano em que é feita a campanha de vacinação também favorece a circulação desses vírus. Por isso, as pessoas vão ficar gripadas”, diz o infectologista Rodrigo Leal Silva. E pode ser até que já esteja, quando for tomar a vacina. “O vírus pode ficar encubado até 10 dias sem causar sintomas. Em média, de dois a três. Assim, os sintomas podem aparecer depois da aplicação.”

E vale lembrar: a vacina não impede qualquer tipo de gripe, mas diminui as chances de ter a forma mais grave da doença. Por isso, mesmo vacinada, a pessoa pode pegar o vírus que está no componente da vacina. Não pela imunização, mas pelo ambiente. “Nesses casos, ela vai ter uma síndrome leve. Vamos dizer que o organismo estará treinado para combater aquele vírus”, afirma Rubia.

Outra explicação é o tempo que a vacina demora para fazer efeito. “Os estudos dizem que são 15 dias para ela começar a proteger o organismo”, avalia a médica.

Mesmo depois dessa fase inicial, a vacina não oferece 100% de proteção contras os vírus que fazem parte dela. “Ela diminui em até 70% os casos de gripe”, diz Rubia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *